sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Garoto&Garota Mirin 2011









Nossos lindos alunos participaram do concurso Garoto&Garota Mirin e deram um show de simpatia e beleza na passarela. As crianças da rede municipal de ensino também deram um show na passarela na noite de sexta-feira, 17 de junho. Elas concorreram ao título de Garota e Garoto Estudante Mirim 2011. Alunos da 3ª e 4.ª séries participaram do desfile. A promoção foi do Getuliuo Rauen. Nossa aluna Cristina Sampaio ficou em 1º lugar. Parabéns à todos os participantes!!

APRENDENDO A HISTÓRIA DA IGREJA DE SÃO BENEDITO









 
 Os alunos fizeram uma visitação e aprenderam que a igreja foi construída em 1784, em estilo Barroco. Recebeu essa denominação em homenagem a Santo Benedito, Santo negro protetor dos escravos. Foi a primeira igreja construída no sul do Brasil por escravos negros devotos de São Benedito, acredita-se que por volta de 1600 a 1650. Padroeira da Irmandade de São Benedito, santo negro que os escravos chamavam de o “Glorioso São Benedito”
Construída para a encomendação dos corpos dos negros mortos, para missas, casamentos e também batizados dos cativos, que não podiam freqüentar a igreja dos brancos. Até hoje é preservada, porém já foi reformada várias vezes.
Clique aqui e escolha a sua no Site TonyGifsJavas.com.br
A Escola Berta é uma família abençoada!!
Clique aqui e escolha a sua no Site TonyGifsJavas.com.br

Turma da profª Tatiane "Trabalhando com o ábaco"







   Os alunos do 3º ano orientados pela professora Tatiane, vivenciaram uma aula bem dinâmica e criativa com ábacos que foram utilizados nas aulas de matemática.

O objetivo do projeto é ajudar o aluno a identificar o quadro valor   ( unidade,centena,dezena e milhar ) e lugar dos numerais, facilitando o aprendizado com as contas de adição e subtração.
Os alunos aprenderam diferentes estratégias de representar quantidade e resolver problemas.Todas as atividades com o ábaco são organizadas para levar o aluno a refletir sobre o valor posicional e as regras de representação de quantidades. A Escola Berta Rodrigues Elias e seus professores oferecem aulas diferenciadas com jogos pedagógicos aos seus alunos com o único objetivo, aprender a instrutura de funcionamento do sistema numeral decimal.













Os alunos do 4º ano tiveram uma aula diferenciada com jogos pedagógicos. O brinquedo não só possibilita o desenvolvimento de processos psíquicos, por parte da criança, como também serve como instrumento para conhecer o mundo físico (e seus usos sociais) e, finalmente, entender os diferentes modos de comportamento humano (os papéis que desempenham, como se relacionam e os hábitos culturais...). Para que as brincadeiras infantis tenham lugar garantido no cotidiano das instituições educativas é fundamental a atuação do educador. É importante que as crianças tenham espaço para brincar, assim como opções de mexer no mobiliário; que possam, por exemplo, montar casinhas, cabanas, tendas de circo, etc. O tempo que as crianças têm à disposição para brincar também deve ser considerado: é importante dar tempo suficiente para que as brincadeiras surjam, se desenvolvam e se encerrem. Jogos educativos podem facilitar o processo de ensino-aprendizagem e ainda serem prazerosos, interessantes e desafiantes.
O jogo pode ser um ótimo recurso didático ou estratégia de ensino para os educadores e também ser um rico instrumento para a construção do conhecimento.

segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Conhecendo a história da Igreja de São Benedito

Os alunos conheceram a história  de São Benedito, certamente, um dos santos mais populares do , cuja devoção nos foi trazida pelos portugueses. Nasceu por volta do ano 1526, em São Filadelfo, nas proximidades de Messina, na Sicília (Itália). Nascido de pais escravos – levados da Abissínia (atual Etiópia) para a Itália – ele sofreu preconceito desde pequeno. Por sua pele negra foi ridicularizado, chamado de “o mouro”.
Trabalhou como pastor de rebanhos. Era irmão Franciscano. Em 1578 foi nomeado guardião ou superior do convento, cargo que aceitou com muita resistência por ser analfabeto.
Foi admirado por todos, a todos dedicando profundo respeiro, amor desinteressado, condescendência pelas faltas e fraquezas alheias, zeloso e carinhoso com os doentes e necessitados, terno e sábio. Possuía o dom de penetrar as mentes e os corações. A tradição popular enriqueceu sua vida com numerosos milagres. Terminou os seus dias como cozinheiro. Morreu no dia 4 de abril de 1589.
Passeio com os alunos do 4º ano

Os professores da Escola Berta comemorando o 2º lugar Show de Talentos 2011. Parabéns!!


Minhas músicas favoritas